Procedimentos para emissão da NF-e e NFC-e
"Erro interno 12169"
"Erro interno 12169"
Vários contribuintes que utilizam o sistema operacional Windows 10 estão tendo problemas, e até impedimentos, para emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Avalia-se que o problema seja decorrente de atualizações desse sistema operacional. A Secretaria da Economia orienta alguns procedimentos que devem ser observados para que a emissão por esses contribuintes seja normalizada.
Para explicações sobre o erro de sistema, bem como orientações para correções pela própria empresa responsável pelo sistema operacional, a Microsoft orienta os contribuintes a entrarem em contato, individualmente no telefone 0800 761 7454. Como medida paliativa, o corpo técnico da Secretaria da Economia testou alguns procedimentos que, se executados corretamente, devem resolver o problema pelo menos de temporariamente. Confira abaixo:
1) Faça o download do arquivo: http://redeicp.blob.core.windows.net/downloads/InstaladorCadeiaV2.exe
- Caso ocorra erro na execução deste arquivo de cima baixe esse: https://drive.google.com/open?id=1nhUCJgAhS0JAYBkP55ud3c54rDJ6owzx - este foi criado pela Valid. E me ajudou em um cliente que o primeiro arquivo não funcionou.
2) Pressione as teclas Windows + R (ou Iniciar > Executar);
- Caso ocorra erro na execução deste arquivo de cima baixe esse: https://drive.google.com/open?id=1nhUCJgAhS0JAYBkP55ud3c54rDJ6owzx - este foi criado pela Valid. E me ajudou em um cliente que o primeiro arquivo não funcionou.
2) Pressione as teclas Windows + R (ou Iniciar > Executar);
3) Digite certlm.msc e clique OK, na mensagem de confirmação clique em Sim;
4) Na janela que abrir, no menu esquerdo selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis” depois selecione a pasta “Certificados”;
5) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
6) Novamente do lado esquerdo selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz de Terceiros” depois selecione a pasta “Certificados”;
7) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
8) Abra o arquivo baixado no início e clique em Instalar para reinstalar os certificados.
5) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
6) Novamente do lado esquerdo selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz de Terceiros” depois selecione a pasta “Certificados”;
7) Do lado direito, selecione todos os certificados (CTRL+A) e delete. Na mensagem de confirmação, clique em Sim;
8) Abra o arquivo baixado no início e clique em Instalar para reinstalar os certificados.
Obs.: Acabo de verificar que esta acontecendo com o windows 7
O procedimento para resolução e o mesmo apenas o comando para abrir o repositório dos certificados que mudo no win7. Na opção 3) caso for windows 7 digite: Certmgr.msc ao invés de certlm.msc;
Todos os direitos e créditos vão para os funcionários e técnicos envolvidos na resolução paliativa, cujas as empresas estão citadas no texto acima.
Referencia: <http://www.nfe.go.gov.br/post/ver/232392/contribuintes-com-problemas-para-emissao-de-nf-e-e-nfc-e> Acessado em 03/04/2019 as 11:36.
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